HELENA, DE MACHADO DE ASSIS

 
Como comentei anteriormente, estou participando de um projeto de leitura coletiva, onde estamos lendo os romances do Machado de Assis em ordem cronológica e hoje eu concluí a leitura do terceiro: Helena, uma das maiores heroínas da literatura brasileira.

Estou muito impactada! Que leitura, meus senhores! Que leitura!

A vida da jovem Helena vira de cabeça para baixo quando seu pai morre, e então ela é retirada do colégio interno e é levada para morar com a abastada e tradicional família de seu pai. Detalhe, ela é a filha bastarda. (Eu amo quando vem um "detalhe," no meio da frase. Confere um tom de fofoca! Risos engraçadinhos!). Apesar deste ponto, a sua "nova" família a acolhe com amor e respeito e aos poucos ela vai cativando a todos com suas habilidades e jeito amável de ser. Mas Helena tem um segredo. E que segredo! E o final? Eu não estava preparada para ele!

Achei que entre os livros lidos até aqui, Ressurreição e A mão e a luva, Helena é menos bem humorado e engraçado. Entre as personagens, há aquelas que se aproveitam da posição social e financeira dos outros, há mulheres mimadas e fúteis, mas também há mulheres justas e fortes. Helena é uma delas apesar da pouca idade. Há personagens coadjuvantes que tomam o protagonismo para desenrolar a história e, a medida que esta vai chegando ao final vai ficando cada vez mais difícil largar o livro na ânsia de saber o que vai acontecer. E assim somos surpreendido até a última linha.

Até aqui, esse foi o livro que eu mais gostei, e já estou de posse da próxima leitura, Iaiá Garcia, que deverá ser concluída até o final de agosto. Eu estou amando ler Machado de Assis!

Comentários

Postagens mais visitadas