LIVRO: A MÃO E A LUVA, DE MACHADO DE ASSIS.

Comentei aqui neste post que estou acompanhando a Isa Vichy na leitura dos romances de Machado de Assis em ordem cronológica. Essa semana eu concluí a leitura do segundo livro do projeto, A mão e a luva, um livro curtinho mas excelente!

Ler Machado tem se mostrado uma grata surpresa para mim! Eu já havia lido outros livros dele, em outros momentos da vida, gostei das leituras, mas ter um contato maior com a escrita dele revela o quão "figura" ele foi! Ele demonstra cultura e refinamento sem afetação. 

Embora sua obra seja escrita em linguagem culta e rebuscada, a leitura flui tranquila e, neste pequeno romance, senti uma avidez em ler rapidamente para saber onde a história acabaria, e fiquei surpresa com o final. O livro começa contando a história de Estevão, que está a beira do desespero após o rompimento de um relacionamento (não é spoiler) que só existiu na cabeça dele, e o narrador debocha demais desta situação, dei muita risada com isso, e a história vai tomando outro rumo, percebemos que não se trata do amor de Estevão, e sim de Guiomar, objeto de sua paixão, que nada quer com ele.

Eis aqui um livro surpreendente e gostoso de ler. A próxima leitura do projeto será Helena, programada para maio e junho.

Comentários

Postagens mais visitadas