AINDA BEM QUE NÃO FOI COMIGO?

Sexta passada, dia da mentira, eu encerrei meu expediente às 22h. Deixamos um grupo de turistas no hotel e eu fui encontrar meu marido que me aguardava na pizzaria do outro lado da rua. Ao lado do hotel, localiza-se a Santa Casa da cidade. Meu marido pediu uma cerveja e, quando já estávamos encerrando para ir embora, nosso amigo, agente de turismo que trouxe o grupo que atendíamos em colaboração, nos viu e veio até nós. 

Cinco minutos após a sua chegada, aconteceu algo desolador. Ouvimos gritos desesperados vindo do outro lado da rua, as portas da Santa Casa. Uma mãe acabara de receber a notícia da morte de seu filho. Haviam muitos carros de polícia no local e, pela reação da mãe, seu filho foi morto em confronto com a polícia.  Não posso descrever o impressão de mal estar que nos tomou. Ficamos todos perturbados e tocados. Mas em mim, tocou de uma forma diferente. A dor daquela mãe me atravessou e me rasgou. Eu também sou mãe, e nenhuma mãe cria um filho para enveredar por caminhos tortuosos e incertos, principalmente quando envolve uma vida criminosa. 

Quantas vezes, egoístas que somos, presenciamos o infortúnio de alguém e pensamos, "ainda bem que não foi comigo"? Mas a dor visceral e desesperada daquela mãe não deixou espaço para egoísmo e mesquinharia. Deixou-nos um abismo de impotência. Com certeza, você já falou ou já ouviu alguém proferir a máxima "antes a mãe dele chorar do que a minha". Esse pensamento é das coisas mais estúpidas que se pode pensar. Não é apenas egoísta, é a significação da maldade em seu sentido mais puro. Não se pode desejar essa atrocidade a ninguém.

Presenciar essa experiência me marcou profundamente. Eu entrei naquela dor e demorei a sair. Só me restava orar por aquela mãe. Naquela noite enquanto eu escovava os dentes olhando no espelho, pensei, "meu Deus, cuida do meu filho, cuida para que eu nunca passe por isso. Cuide para que mais nenhuma mãe prove desta dor". E Deus me respondeu, "Mas Maria também passou por isso". Então eu compreendi o quão pequeno nós somos. Só nos basta orar e confiar Nele. E nada do que eu narrei acima foi mentira, embora tenha acontecido em primeiro de abril.

Comentários

Postagens mais visitadas