LEITURA CONCLUÍDA: TODOS OS CONTOS, CLARICE LISPECTOR.

 


Finalmente consegui concluir a leitura desse livrão. Livrão porque ele tem mais de seiscentas páginas. Eu já havia tentado ler esse livro algumas vezes nos últimos cinco anos, mas acontece que quando eu pensava na quantidade de páginas e no peso do livro, que faz as mãos cansarem rápido e ainda, não é uma opção para colocar na bolsa para ler em trânsito, eu sentia uma baita preguiça. 

Então, no começo do ano, quando eu costumo planejar e organizar as minhas leituras para o ano corrente, eu coloquei a leitura de um livrão como meta, e para que a leitura fluísse, eu escolhi ler um conto por domingo. Nem sempre deu certo, mas eu sempre procurei "tirar o atraso" quando os contos ficavam acumulados. E assim, eu consegui concluir meu objetivo com quase dois meses de folga! Nesse post eu conto um pouco mais sobre meus objetivos de leitura para 2021, e aqui, eu tenho a lista atualizada com o status desse projeto.

Neste livro estão organizados todos os contos escritos por Clarice Lispector. Muitos deles, eu já havia lido em obras à parte, como Laços de Família de 1964, meu livro preferido da autora, e um dos meus preferidos da vida. Um dos meus contos preferidos, é O Triunfo, que se não me engano, foi o primeiro que Clarice escreveu, quando em tinha em torno de 22 anos de idade. Tão novinha e ela já era brilhante! E eu também amei o A bela e a fera ou uma ferida muito grande, que é um soco no estômago!

Seus contos retratam situações absolutamente cotidianas e aparentemente simplórias, porem marcadas por alguma epifania e seguidas de reflexões profundas. Para quem ainda não leu ou tem dificuldades para ler a autora, sugiro começar pelos contos. 



Para 2022, quero adquirir para minha coleção Clariciana, a coletânia de Todas as Cartas, Clarice, uma biografia e uma edição do romance A maçã no escuro, mesmo que eu não os leia no ano que vem. Quero ler tudo o que essa mulher já escreveu, e tudo o que já escreveram sobre ela. Tenho interesse em sua obra, mas também em sua vida! Contudo, essas leituras são um projeto de longo prazo!

Comentários

Postagens mais visitadas