VAMOS CONSTRUIR 2022?

Sim, ainda faltam três meses para o ano acabar e, ao contrário dos panetones que já estão circulando pelos mercados desde o início de setembro, eu não estou me precipitando quando te convido hoje, primeiro de outubro, à começar a planejar 2022.

Antes de tudo, explico que este post é o start para um projeto de planejamento para 2022 e mais, é ainda um projeto de execução e acompanhamento dos passos planejados. Portanto, a conclusão dele será em Dezembro/2022 quando avaliaremos os resultados. Eu faço daqui e você daí. E quando a gente se compromete publicamente, a gente se obriga a fazer, sabe? Eu sei que muita gente (e eu me incluo nesse time) que é craque em colocar as coisas no papel, mas para tirar do papel... É um parto! É muita iniciativa para pouca acabativa!

Eu fiz um bom planejamento para 2020 e logo no início do ano, fomos atropelados pela pandemia. Em 2021 meu planejamento foi muito aprimorado, mas o cenário não ajudou. Mas pelo menos, eu consegui sair do lugar onde fui colocada no início da pandemia. Nem tudo depende da gente, né?

Apesar do cenário externo ter sido desolador até aqui, eu estou muito animada para recomeçar 2022 com alegria, otimismo e organização, sabendo para onde eu quero ir, e o que eu preciso fazer para acontecer, mesmo que eu não tenha controle sobre os fatores externos. É importante seguir em frente!

Bom, você deve estar se perguntando: como será esse projeto? Eu explico!


Esse projeto contempla um planejamento macro e mais detalhado. Nós partiremos de um planejamento de vida, onde 2022 será um recorte desse plano maior. A vida precisa ser tratada como um projeto de longo prazo, sabe? Precisamos deixar metas e resoluções de ano novo infantis para trás. Nós sabemos que isso não funciona e o tempo é um recurso finito e precioso demais para investi-lo em coisas que não levam a lugar algum.

Na prática funcionará assim: Teremos um ou dois posts semanais, sempre às segundas ou sextas até o dia 31/12, onde eu compartilharei premissas e conceitos importantes à serem considerados no planejamento. Também compartilharei exercícios práticos que deverão ser executados toda semana, para a construção desse planejamento. Até o final do ano, todos esses exercícios serão costurados tecendo o plano. Imagine que estaremos mapeando os caminhos de uma longa viagem, por algum tempo. Isso feito, é só por o pé na estrada!

Mas veja bem, para saber para onde queremos ir, primeiro precisamos saber onde estamos. Não adianta querer ir ao Rio Grande do Norte partindo de São Paulo, se nosso ponto de partida é o Paraná, saca? Então, partiu primeiro exercício?


Antes de fazer listas desejos aleatórios para 2022, vamos fazer um exercício sincerão de reflexão. Onde estamos hoje? 

Exercício N° 1

Faça uma lista de tudo o que não está legal, ou o que precisa ser melhorado neste momento em sua vida.

Por exemplo: tenho dívidas, estou estagnado (a) em minha carreira, sou sedentário (a), meu carro só me deixa na mão, não aguento mais andar de trem, estou sempre sem grana, há algo que não vai bem em minha saúde etc...

Essa primeira parte do exercício é chatinha de fazer. Não gostamos de olhar o que não vai bem, mas quando não temos contato com essa realidade, é capaz de darmos atenção e foco às férias dos sonhos e deixamos de lado o endividamento fazendo-o crescer, por exemplo! Precisamos sim, alicerçar as nossas bases e tirar da frente o que de fato nos incomoda. Lembrando que as bases sólidas trata-se do que importante para você!

Depois, no sentido antagônico do que destacamos como coisas que precisam ser melhoradas, vamos listar para cada um desses itens, qual é a situação ideal, ou desejável. Como gostaríamos que fosse a vida?

Exemplo: Tenho dívidas > Tenho Poupança; Sou sedentário (a) > Jogo futebol ou faço yoga 3 vezes por semana; Não aguento mais andar de trem > Moro perto do trabalho.


Aproveite o final de semana para meditar sobre esse assunto e fazer o exercício. E vamos trabalhar tanto para conquistar coisas legais, como para melhorar as coisas que não vão tão bem. Eu acredito fortemente que estamos aqui para evoluir e crescer. Mas também para conquistar as coisas que enchem o nosso coração de alegria. Nós nascemos para sermos felizes!

Na segunda, encontro com você aqui neste batblog para desdobrar este e outros exercícios. Eu compartilharei o meu (a parte publicável, ópvio!), caso se sinta à vontade para compartilhar o seu também, podemos combinar o envio do material pelo inbox do meu insta @jivarosk!

Comentários

Postagens mais visitadas