AUDIOBOOK: A HISTÓRIA DO BRASIL PARA QUEM TEM PRESSA, DE MARCOS COSTA.

Um livro pequeno, importante e necessário que deveria ser lido por todos. A história do Brasil para quem tem pressa é um livro didático, dinâmico e de fácil compreensão que faz uma digressão sobre a história do Brasil, e esse olhar distanciado nos ajuda e muito a compreender os desdobramentos presentes. 

Para contar a história do Brasil, o autor começa contextualizando qual era o momento histórico e sócio econômico tanto da Europa quanto de Portugal, que em meados de 1400 despontava como uma potência econômica na região. Os países europeus buscavam um meio de encontrar uma rota exclusiva e rápida para buscar especiarias na Índia, e Portugal conseguiu com louvor. E em uma dessas tentativas, Cabral descobriu o Brasil por acidente.

A partir daí vamos tomando conhecimento dos desdobramentos da ganância, do descaso e exploração que moldou a cultura do nosso país, do nosso povo, dos nossos governantes e da elite brasileira. Marcos Costa coloca luz à trajetória que vem influenciando e construindo a história do nosso povo desde os bastidores do descobrimento até a crise de 2015. Através desta obra é possível compreender como, quando e porque cada região brasileira se desenvolveu economicamente.

A história aqui é contada de uma forma bem geral, sem aprofundamento nos fatos e sem detalhamento, mas é um ótimo ponto de partida para entender a história do Brasil. Eu gostei tanto da audição do livro, que estou interessada em adquirir sua versão física para ler. Eu sou mais visual, e acredito que consigo extrair ainda mais conhecimento através de leitura.  Também estou interessada em adquirir outros livros da série "Para quem tem pressa", como a História do Mundo para quem tem pressa, História da Filosofia, da Mitologia, do Universo, do Século XX etc. Também quero desbravar a série de livros do Laurentino Gomes e quiçá do Sérgio Buarque de Holanda.
Acho que precisamos estudar mais, conhecer a história do nosso povo e do mundo, conhecer todos os sistemas políticos de forma mais profunda para tirarmos nossas próprias conclusões, saber o mínimo sobre o sistemas econômicos, entre outras coisas. O povo brasileiro é ignorante demais, infelizmente, e está aí desde sempre servindo de massa de manobra para atender à interesses tanto políticos (inclusive àqueles que nem seguem às cartilhas que pregam) quanto de certos grupos, ao qual nem beneficiados são. Estudemos mais, minha gente. Estudemos!

Comentários

Postagens mais visitadas