TRACE METAS ELEVADAS E DÊ FIRMEMENTE O PASSO ATUAL.

Quantos sonhos nós abandonamos pelo caminho, não é mesmo? As vezes desejamos algo que parece estar tão distante de nós que, por vezes nos prostramos na inércia sem ao menos tentar, ou desistimos desses grandes objetivos após duas ou três tentativas frustradas.

Muito bem, esse é o primeiro de três insights que tive lendo o livro Todos podem ter sucesso, todos relacionados às minhas experiências pessoais. Não vou falar sobre a consistência e a disciplina que devemos ter acerca de nossas ações em busca de objetivos, mas de quando você chega lá e não consegue se manter lá. É sobre alcançar metas e não conseguir sustentá-las. O autor diz o seguinte:

"Quanto mais elevada a meta, mais a pessoa deve elevar-se pessoalmente para, quando atingir essa meta, ser adequada ao patamar. Do contrário não poderá desfrutar a situação alcançada a custo." 

Dez anos atrás uma promoção caiu no meu colo. Literalmente. Era um cargo que alguns pares estavam buscando há bastante tempo, e foi dado à mim, recém chegada à companhia. Eu mal havia dominado as atividades inerentes à minha função para o qual fui contratada, mas o meu gestor me disse que eu tinha as competências comportamentais exigidas para o novo cargo, e essas, não se ensinam. Quanto às competências técnicas, eu desenvolveria. Seis meses foi o tempo que permaneci no cargo, logo depois eu fui desligada. Eu não tinha algumas das competências comportamentais desejáveis para o cargo. Acredito que a principal delas era a autoconfiança. O desejo de agradar a todos me enlouqueceu. Eu não tinha maturidade para estar lá, naquele momento.

Outro objetivo grande que vem me atropelando desde a mesma época, é emagrecer. Nesta última década, eu vivi na pele o efeito sanfona e, cada vez que a sanfona se "alargava", acrescentavam-se muitos quilos à soma na balança. Num período onde eu dispunha de algum tempo livre, eu ingeria "poucas calorias" e corria em média 20 km por semana e fiquei bem magra, perto do meu objetivo, mas bastou eu ter o tempo livre tomado pelo trabalho para eu voltar a engordar. Tudo porque, eu voltei a levar o mesmo estilo de vida que me fez engordar. Eu não estava pronta para ficar magra, contando apenas com a ajudinha do meu metabolismo.

O exemplo que se segue não é meu, é de uma pessoa próxima a mim. Não sei se por ilusão, por influência ou inspiração em alguém, essa mulher, mãe e esposa jovem, contando com seu bom emprego e com o apoio do marido que trabalhava em dois empregos, resolveu redecorar a casa, fazer faculdade em uma diferente área de atuação para começar uma transição de carreira, e realizar seu principal sonho, comprar um carro mais novo, à prestações. Tudo isso ao mesmo tempo. Porém, ela não tinha uma estrutura financeira para tudo isso. Zero reserva para emergências, orçamento no vermelho e, o marido que, mesmo com dois empregos, estava sempre "furando" com as contas. Ela recorria à ajuda da mãe mês sim, mês também. O marido saiu de casa, foi embora com uma amante, num momento delicado onde ela estava grávida do segundo filho. Desorientada, apesar de todo aconselhamento e acolhimento que teve da família e da empresa onde trabalhava, pediu demissão. Sem recursos, teve de trancar a faculdade onde ela jamais estudaria novamente, e após forte pressão da mãe, devolveu o carro ao banco. Ela cedeu à todas as impulsividades consumistas sem medir consequências e depois foi massacrada pelas consequências dos seus impulsos.

A grande sacada é que nós devemos sim ter metas audaciosas, porém, precisamos entender que leva tempo para alcançá-las, devemos ter um bom planejamento, e caminhar com total lealdade para esses objetivos, um passo de cada vez. Enquanto caminhamos devemos nos preparar para quando chegar lá.

Para exercer um cargo de liderança, deve-se desenvolver as competências e qualidades de um líder antes mesmo de tornar-se um. Deve-se assumir o controle da própria vida, desenvolver auto responsabilidade e muitas outras habilidades.

Para manter um corpo magro, deve-se construir um estilo de vida saudável. Querer ser magro sem abrir mão do sedentarismo e de uma alimentação baseada em junk food é uma das maiores incongruências. Você tem que gostar de ser saudável, ser saudável e não apenas parecer. Pensar só no corpo é algo muito raso.

Para conquistar bens materiais, é necessário ter uma estrutura financeira sólida. O maior investimento sempre será a educação e o desenvolvimento. Este aumentará o seu capital humano, o seu valor no mercado. É preciso não se endividar com bobeiras, construir um pé de meia para os imprevistos e, antes de entrar em dívidas grandes, saber ela cabe no seu bolso. Isso é o arroz com feijão.

Trocando em miúdos, é necessário procurar ser antes de ter, para que o ter se sustente.

Comentários

Postagens mais visitadas