EXPO EGITO ANTIGO NO CCBB/SP


Visitar essa expo em 2020 foi uma saga. Ingressos esgotados no início do ano. Depois, pandemia. Quando li a notícia de que reabririam a distribuição de ingressos, eu baixei o app da Eventin (empresa responsável pela distribuição), coloquei lembretes na agenda e no despertador do celular, pois eu já sabia que o lote esgotaria rápido e assim foi. Mas eu consegui! Porém, perdi a expo porque não me dei ao trabalho de checar o horário, e quando chegamos lá, faltava 15 minutos para fechar o museu. Os ingressos estavam marcados para uma hora antes.

Já saí de lá com a notícia de que em 1° de dezembro abriria a distribuição do último lote de ingressos. Marquei na agenda, consegui novos ingressos e desta vez eu não vacilei com o horário! Deu tudo certo!

Aquela foto clichê que a gente ama! E eu não alcanço o topo da pirâmide.

Um parentese: eu sou apaixonada pelo prédio do CCBB e pelo piso de mosaico maravilhoso de sua recepção!

Esse mosaico é maravilhoso!

A exposição é composta por 140 peças oriundas do Museo Egizio de Turim na Itália. Entre as peças haviam esculturas, pinturas, objetos litúrgicos e de uso cotidiano, sarcófagos, uma múmia humana e até de gatos.

Tudo está dividido em em três nuances da vida naquela época: a vida cotidiana, a religião e os costumes funerários.

Aquela civilização era extremamente hierarquizada e havia um único dirigente legítimo, que era o Faraó. Haviam muitos níveis e diferenças sociais, assim como privilégios para quem pertencia as esferas mais altas.

Um pensamento solto: desde que o mundo é mundo, existe desigualdade, sofrimento, soberba, privilégios e injustiças.

A religião deles era politeísta, eles acreditavam em vários deuses. O culto aos deuses ocorriam nos templos e estes eram de uma beleza e magnitude impressionantes. 


Achei essa máscara muito impressionante!

Múmia humana. A impressão que tivemos é que os pés dos homens daquela época eram muito maiores do que suas cabeças.



Esse era um depósito para aplicação do Khôl, o "delineador" daqueles tempos.


Num post recente do CCBB/SP no instagram eles informam que em 2021 haverá muita coisa boa na programação. Eu ficarei de olho! 

Comentários

Postagens mais visitadas