DUAS COISAS POSITIVAS QUE A QUARENTENA ME TROUXE EM 2020.

É com muito respeito e cautela que escrevo esse post. No início da quarentena, quando todos estávamos levando a pandemia a sério, eu acreditava que tiraríamos algum proveito positivo disso tudo, que sairíamos mais empáticos, solidários e que a sociedade se tornaria mais justa. Nada disso aconteceu e não demorou muito para percebermos isso. Também não sei se existe lado bom da pandemia. 

Contudo, eu consegui transformar dois hábitos na minha vida, e só consegui por conta da quarentena.

Consegui incluir uma atividade física na minha rotina: a caminhada. Antes da pandemia, eu caminhava religiosamente aos domingos de manhã. Era o único dia que eu encontrava tempo para fazer isso. Fora isso, era sair de casa às sete horas para trabalhar, voltar para casa às oito da noite, destruída, fazer janta, organizar uma coisa ou outra em casa, dormir, e recomeçar no outro dia.

Com a pandemia, tive crises de ansiedade. Falta de ar, palpitações, dormência e formigamento nos braços, insônia, crises de choro, medo, e as vezes, tardes prostrada na cama, esperando o mundo acabar. Certo dia, eu precisei sair na rua para comprar um carregador de celular urgente. Fui perto de casa, caminhando, e percebi o quanto caminhar me fazia bem. Decidi que todos os dias eu daria uma volta no quarteirão, na hora do almoço, arejando a mente e tomando sol. Consegui acabar com as crises de ansiedade, com simples caminhadas.

Que fique claro: eu não estou pregando aqui, que apenas caminhadas resolvem problemas de ansiedade. No MEU CASO, resolveu. Há casos que precisam de acompanhamento médico. 

No final de abril, fui desligada da empresa onde eu trabalhava. Então com tempo livre, decidi estender o tempo de caminhada. Hoje, quando não vou caminhar, parece que está faltando algo. Durantes às mini férias, eu não deixei de caminhar. Quando acordo, já quero tirar isso da frente. Se eu não tivesse tido esse tempo livre, eu jamais teria criado esse hábito.

Buscando melhorar algo na minha alimentação, consegui eliminar um hábito ruim da minha rotina. O açúcar do cafezinho. Não eliminei o açúcar de outras coisas, mas como eu tomo bastante café, deixei de consumir uma quantidade significativa de açúcar. Os adoçantes eu havia abandonado há uns três anos.

Primeiro, eu troquei o açúcar refinado por açúcar mascavo.

Depois, eu troquei o mascavo pelo demerara.

Depois eu reduzi a quantidade de açúcar.

Por fim, cortei.

Já estou começando a achar estranho o costume de adoçar o café... E para 2021, quero criar o hábito de tomar 2 litros de água por dia, e acordar às 6 da manhã sem sofrer. Bora trabalhar!

Comentários

Postagens mais visitadas