A MARCA DA VITÓRIA, DE PHIL KNIGHT.



Para tudo na vida, existe uma primeira vez. E a minha primeira vez "da vez" foi concluir a audição de um livro. Já tentei ouvir Dom Casmurro em audiobook, mas ão gostei da experiência. Via de regra, eu gosto mesmo é de ler, mas eu gostei demais de ouvir "A marca da vitória".

Esse livro se trata da autobiografia de Phil Knight, o fundador da Nike. Phil é um ótimo contador de histórias! Eu me envolvi demais com sua história, ri, chorei, peguei-me torcendo para que ele resolvesse seus problemas, e senti muito apreço por sua figura. E o narrador do livro, é muito simpático, seu trabalho foi excelente! 

Phil era um jovem inseguro e não sabia o que fazer de sua vida, após a conclusão da faculdade e MBA. Durante uma corrida, teve um insight. O sonho da vida dele era ser corredor, e ele era muito bom, mas não era ótimo. Ele amava esportes e percebeu que queria trabalhar como isso. Decidiu importar tênis Tigers do Japão, mas ele não tinha um centavo para começar essa empreitada. 

Ele resolveu criar uma empresa para importar e vender tênis de corrida para atletas e decidiu colocar ali toda disciplina e determinação de um atleta, para que sua empresa tivesse sucesso. Então, pediu dinheiro emprestado para o pai, viajou o mundo, e a parada final da sua viagem foi o Japão, onde visitou a fábrica da Tiger. Apesar de toda sua insegurança, ele conseguiu a representação para a costa oeste do Estados Unidos.

Existe nessa história, o elemento sorte. A sorte de estar no lugar certo, na hora certa, e conhecer as pessoas certas. Seu treinador de corrida era um obstinado e estava sempre buscando uma forma de melhorar os calçados dos seus corredores. Phil mostrou a ele, os tênis que importou do Japão, na intensão de vende-los. Seu treinador tornou-se seu sócio, e desenvolvedor de produtos. Juntos, revolucionaram o mercado de tênis.

A medida que a empresa ia crescendo, cada pessoa que se juntava a equipe naquele começo, que se congraçava numa empresa que nem sede tinha, eram excepcionalmente amantes de corrida e esportes, e acreditavam demais na empresa. A medida que a história foi se desenrolando, eu entendi a importância de se construir uma equipe excepcional, apaixonada, alinhada com os valores da empresa. Entendi o que é uma equipe que trabalha em sinergia, movendo esforços para o crescimento de uma coisa em conjunto. Não sei se eles eram movidos por um propósito ou por pura obstinação.

Hoje em dia, fala-se muito em criação de comunidades e criar engajamento com uma audiência para desenvolver empresas. Eles fizeram isso de forma pioneira. Apaixonados por corridas, vendendo tênis de corrida para outros corredores apaixonados, em lojas que tinham como propósito reunir esses apaixonados para troca de experiencias, para bater papo. Essas lojas eram um templo, e a corrida, uma comunhão. 

Após anos divulgando e desenvolvendo a marca Tiger, o dirigente da empresa japonesa numa manobra sacana começou a movimentar-se para quebra-los com o intuito de comprar a empresa de Phil, que se chamava Blue Ribbon. Phil decidiu criar sua própria marca de tênis, que no início eram bem ruins, mas que vendeu muito por conta da reputação da Blue Ribbon no mercado. Essa marca era a Nike!

Apesar de todas as suas inseguranças, Phil não desistiu, ele e sua equipe acreditavam no negócio, procuraram vencer os desafios, enfrentar os problemas apesar do  medo, por mais difíceis e impossíveis que pareciam ser. Insistiam na superação até conseguir.

Ele não ensinou que devemos conhecer a concorrência, o mercado, saber identificar oportunidades, cenários político e econômico etc, mas aprende-se tudo isso e muito mais, através de suas narrativas acerca dos problemas. 

E por fim, ele conta de forma muito clara as dores do crescimento. Quanto mais uma empresa cresce, maiores são os seus problemas, suas responsabilidades, e menor deve ser a margem de erro na tomada de decisão.

Este é um livro muito precioso! Estou considerando comprar uma versão impressa para manter no meu acervo.

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