INDICAÇÃO DE LEITURA: PENSE & ENRIQUEÇA DO NAPOLEON HILL.

No último dia 16, eu concluí a leitura do livro Pense & Enriqueça do Napoleon Hill, editora Best Seller. Você também pode encontrar este livro com o título "Quem pensa enriquece". Eu me dei esse livro de presente de aniversário no ano passado e, minha motivação para esse tipo de leitura é a mais obvia possível, sou educadora financeira. E penso que eu me dei um ótimo presente, pois como eu comentei no meu instagram @ondehouverlivros, este livro colocou tanta luz sobre meu autoconhecimento, que talvez a terapia não conseguisse o mesmo feito, sem essas provocações.


PENSE & ENRIQUEÇA Napoleon Hill
Pense e Enriqueça, Napoleon Hill

O autor Napoleon Hill pesquisou por 25 anos, o que alguns dos maiores milionários americanos do início do século XX fizeram para sair "do nada"  e acumular tanta riqueza ao longo da vida. Ressalto que este livro foi publicado em 1937, e durante sua pesquisa, Napoleon Hill teve oportunidade de trabalhar em vida, e conviver com os pesquisados na intimidade para decifrar qual é a "fórmula" da riqueza.

Entre esses esses empresários de sucesso, há nomes como Henry Ford, Thomas Edson, Theodore Roosevelt, Alexander Graham Bell, John D. Rockfeller e, no livro é citado o nome de dezenas deles.

Como disse acima, o autor afirma que decifrou a "fórmula mágica" para alcançar a riqueza, mas que só decifrará esta fórmula quem está preparado para recebê-la. Este caminho está mapeado em 13 passos que passam longe de técnica "externas" e consumíveis. Trata-se basicamente de comportamentos. Entendi que a riqueza é uma condição mental. Sabe quando julgamos que uma pessoa é "pobre de espírito"? Então, é mais ou menos isso.

Nossa condição financeira é resultado de nosso estado mental.

Entre esses comportamentos ele destaca a obstinação, fé, persistência, imaginação, liderança, coragem, e também explica a importância de ferramentas como o planejamento, e exercícios de autossugestão e visualização.

Ok, para o contexto de 2020, tudo isso pode parecer papo furado de coach (coachs sérios não tem papo furado, tem ferramentas e técnicas eficazes), mas pense que essa obra foi escrita na década de 1930, pouco depois da grande depressão de 1929, e naquela época não existiam coachs, PNL e os estudos da neurociência não eram tão avançados. Ele foi muito visionário, e continua sendo.  Ele fala sobre vibrações de pensamentos que alcançam o "éter" e se juntam em frequências altas ou baixas, produzindo riqueza ou pobreza. Você encontra pensamentos como este no Espiritismo, e também no Thetahealing.

Além de apontar detalhadamente os comportamentos que levam ao sucesso, ele lista e discorre sobre todos os comportamentos, pensamentos, sentimentos que levam ao fracasso. E é impossível você não se identificar com no mínimo uns dez, senão com todos, e a lista é grande!

Você também encontra uma autoavaliação bem detalhada, que inclusive deve servir de base para muito gerente de treinamento e desenvolvimento por ai. Ele sugere que você deve fazer esta autoavaliação todos os anos, e medir resultados para evoluir sempre. E o autor mostra os caminho do "como" fazer para melhorar.

Depois da leitura deste livro, com certeza eu vou destacar pontos de melhoria em meu comportamento, junto com as revoluções de ano novo.

Napoleon Hill cita muito a grande depressão de 1929, no quanto a condição mental afundou as pessoas na pobreza, e ajudou outras a construirem impérios. Então, foi muito confortador e importante concluir essa leitura neste momento, onde fomos sugados e estamos girando no olho do furacão desta crise encônomica mundial decorrente da pandemia de Covid-19, sem saber onde e quando iremos parar, e sem saber qual cenário encontraremos. Este livro me trouxe um pouco de esperança.

Este não é um livro que se esgota em uma única leitura. Estou relendo e estudando mais a fundo, fazendo marcações e anotações para colocar em prática, e ainda assim, farei várias releituras ao longo da vida para recordar os exercícios e dar o próximo passo.

Independente de riqueza material, se aplicarmos esses princípios em nossas vidas, a prosperidade em todos os campos será um caminho sem volta!

Para encontrar este livro, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas